Autoexames das Mamas

Câncer de Mama

Faça prevenção. Seu corpo agradece!

Segundo as estatísticas, quase a totalidade dos casos de câncer de mama têm cura quando diagnosticados no estágio inicial. Por isso, é muito importante que você faça sempre os exames preventivos.


Ícone Exames Preventivos

Autoexames das Mamas

Exame Clínico

Deve ser feito anualmente com o seu ginecologista. Ele te ajudará a procurar qualquer tipo de mudança no formato, textura ou à detectar o aparecimento de caroços.


Autoexames das Mamas

Autoexame

Realizado uma semana após a menstruação ou, caso você não menstrue, escolha um dia. Por exemplo: todo dia 5 de cada mês para se examinar.

1- Em frente ao espelho, primeiro com os braços abaixados e depois levantados, procure por diferenças no formato dos seios, inchaços ou alguma mudança na pele dos mamilos.

2- Coloque o braço direito atrás da cabeça, e com a mão esquerda apalpe a mama, a axila e os músculos do peito do lado direito, procurando por caroços em movimentos circulares. Repita da mesma forma do lado esquerdo.

3- Pressione os mamilos delicadamente para verificar se soltam alguma secreção.


Autoexames das Mamas

Mamografia

Após os 40 anos é recomendável que se faça anualmente a mamografia. Este exame é uma espécie de fotografia da mama onde se verifica mais profundamente qualquer irregularidade da mesma.